Agora e tempo de ….. dicas de manejo

Agora é Tempo de …
2008-04-17

Darmos especial atenção às quartelas dos nossos cavalos.

A lama e a humidade próprias da época acumulam-se na parte inferior dos membros, proporcionando o aparecimento de bactérias que se desenvolvem especialmente em meios húmidos, provocando a formação de crostas e caspas húmidas nas quartelas e canelas “chamadas arestins” que, se não forem limpas podem provocar manqueiras, e dermatites.

Como sempre, a prevenção facilita-nos a vida – para esse efeito deve espalhar-se areia de pedra nas entradas dos campos, junto aos bebedouros colectivos e em frente aos abrigos de campo, minimizando as zonas com mais lama e aplicar uma pomada (à base de zinco ou de parafina liquida) para agir como barreira às bactérias antes de trabalhar o seu cavalo ou de o soltar no campo.

Para limpar a lama existente nos membros é conveniente esperar-se que sequem antes de os lavar ou escovar com uma escova que não seja demasiado dura, o que poderia agravar a situação.

… Verificar o meio de transporte do seu cavalo (roulote/camião). Para evitar problemas futuros leve o meio de transporte à oficina para fazer uma revisão geral: chão, travões, pneus, jantes e parte eléctrica. Em casa ode verificar várias coisas:

1. Lave-o bem para expor as áreas onde possam ter aparecido ferrugem ou podridões. Dê especial atenção às zonas susceptíveis a maior desgaste tais como molas, dobradiças, junções e cantos onde se possa ter acumulado mais lixo:

2. Verifique se existem sinais de desgaste no chão, tanto no interior como por baixo, após ter levantado previamente a borracha que o forra. Pegue numa chave de parafusos e não tenha medo de a espetar em qualqeur zona que lhe apareça suspeita – pense na resistência que o chão necessita ter para suportar o peso do seu cavalo e actue adequadamente!

3. Lubrifique com um produto próprio as molas, fechaduras, enganches e o próprio macaco.

4. Atrele a roulote e verifique cuidadosamente a parte eléctrica.

5. Verifique a pressão dos pneus.

…Aproveite para fazer uma limpeza profunda aos arreios. Desmonte-os e lave-os profundamente com sabão inglês, verificando ao mesmo tempo se existem peças que necessitam ser concertadas ou substituíds. Depois de os deixar secar convenientemente, unte-os com um produto adequado.

Sobre Catroi

somos o blog de cavalo de todas as racas
Esse post foi publicado em CAVALO e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Agora e tempo de ….. dicas de manejo

  1. Pingback: Agora e tempo de ….. dicas de manejo « So Cavalos

Deixe um comentário